Ramo
Pioneiro

RAMOS

Pioneiros (as)

A partir dos 18 anos, e até os 21 incompletos, integramos o Ramo Pioneiro.

 Nossa equipe forma o clã, e é onde nos apoiamos e descobrimos interesses em comum. Levamos a sério nosso lema “Servir”, já que vivemos uma aventura que não é mais simbólica ou imaginária, pois experimentamos o papel real do adulto por meio do serviço e das atividades de desenvolvimento comunitário.

 

O cotidiano no clã nos dá bastante liberdade, mas já estamos cientes da responsabilidade que isso traz – somos nós que organizamos nossas próprias atividades. Esse é o período em que entramos na vida adulta, e estamos concluindo a formação de nossos valores e princípios.

 

Mesmo estando no clã, já podemos participar como adultos voluntários em outros Ramos atuar ativamente em nossas comunidades. Prestes a completar 21 anos, é chegada a hora de encerrar nossa caminhada como jovem no Movimento Escoteiro. A Cerimônia de Partida marca essa etapa, que pode ser seguida pela vida escoteira no papel de voluntário, como escotista ou dirigente.

"Enquanto vocês viverem neste mundo, tentem fazer algo de bom que podem permanecer após sua morte."

Robert Baden-Powell

Venha fazer parte deste Movimento que já conta com mais de 54 milhões de pessoas em todo o mundo.

Copyright © 2020 | Todos os direitos reservados ao GESFA

Estr. Caetano Monteiro, 875 – Vila Progresso, Niterói – RJ

CEP: 24320-570

Escoteiros do GESFA: Desde 1946 contribuindo para a construção de um mundo melhor.
O Escotismo no Brasil é reconhecido como de Utilidade Pública Federal e o Grupo Escoteiro São Francisco de Assis é reconhecido como de Utilidade Pública Municipal.